Saiba como cuidar de um terrário
- 25 de set. de 2023
- 1 min de leitura

Os terrários funcionam parecidos como uma estufa, é um tipo de técnica de cultivar plantas em recipientes de vidro fechados.
Parece atual, mas não é. Os terrários foram criados no século XIX. São micro ecossistemas autossustentáveis e por isso se tornam práticos na hora de cuidar.
Mas, isso não quer dizer que você precisa esquecê-los, eles necessitam de alguns cuidados básicos, como:

1) LOCAL:
São para ambientes internos, mas precisam de alta luminosidade natural durante o dia. O ideal é que seja próximo das janelas, mas que não pegue sol, terrários não podem pegar sol direto.
2) REGA:
Observar é o caminho. Musgo afinado e amarelado, solo mais claro, plantas opacas/ murchas, vidro sem gotículas. Sinal de falta de umidade, neste caso regue com água sem cloro, ideal que seja filtrada ou natural.
Musgo marrom, muita umidade, abra a tampa um pouco, para que esse excesso evapore.
3)LIMPEZA:
Sempre que necessário faça a limpeza na parte interna e externa do vidro. As folhas mortas não precisa retirar, elas se transformam em adubo. Quanto a poda, é opcional.
Cuide do seu terrário para que ele tenha uma vida saudável por muitos anos. E aprecie o ciclo da vida.


Renata Lima é amante da natureza, do solo,
da botânica e da agroecologia.
Iniciou seus estudos em 2013 com a Engenharia Ambiental, mas decidiu sair em 2017.
Resolveu dar sequência em seus estudos, vivências e práticas com a Permacultura na qual teve seu primeiro contato em 2006.
Cursos e imersões de Bioarquitetura, Agrofloresta, Construções com Bambu, PANCs.
Participou de voluntariado pelo Hortas Cariocas.
Atualmente é fundadora da Lima Limão Design, estuda Design de Interiores e tem especialização em Paisagismo, Jardinagem e Design em Permacultura.


Comentários