Bromélia fireball - Neoregelia 'Fireball'
- 21 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2023
Neoregelia 'Fireball'

Nome popular: Bromélia fireball
Grupo: Angioespermae
Família: Bromeliaceae
Categoria: Herbácea - Epífita
Origem: Brasil
Clima: Subtropical, Tropical
Flor: Primavera / Verão
Tamanho: 15 à 20 cm de altura e diâmetro
Luminosidade: Meia-sombra
Solo: Fértil e leve
Ciclo: Perene Uso: Ornamental

Uma planta que chama atenção pela sua cor avermelhada é muito usada nos troncos das árvores, placas de fibra de coco, em vasos ou também como composição em vazios e bordaduras nos jardins. Podem ser encontradas em locais rochosos também.
Ao contrário do que muitos imaginam, as bromélias que vivem nos troncos, não são parasitas, elas se apoiam apenas ali e nada mais, pois elas produzem seu próprio alimento.

As folhas alongadas, lisas e brilhantes que vão formando uma roseta que leva na parte central da planta, local onde estão suas pequenas flores lilás que formam uma inflorescência e que retêm a água da chuva.
E quanto essa água que fica acumulada nesse copo central das Bromélias, afinal prolifera o mosquito da Aedes aegypti? Essa é uma questão que já foi verificada pela Fundação Oswaldo Cruz e que para sua tranquilidade, a resposta é não, não prolifera o mosquito Aedes.

Em relação à sua bela coloração, elas ficam nesse tom mais forte quando pegam aquele sol da manhã ou de fim da tarde, as que que ficam em interior com apenas claridade vão ficando com o tom mais esverdeado.
As bromélias tendem a ser muito versáteis no uso do paisagismo, pois podem ser plantadas em diversos locais diferentes desde placas, troncos e solo até mesmo sob pedras e rochas, por ser adaptarem bem.

E ainda são de baixa manutenção, sua rega deve ser moderada ou seja nem úmido e nem seco de mais. Deixando sempre água na parte central e lembrar de borrifar suas folhas para manter uma umidade nelas.
Geralmente, não é feito adubação, quando é necessário usa-se bem pouco.
Multiplica-se pelas mudas que vão brotando nas laterais e por sementes é um ciclo que dura alguns anos.
E as bromélias ainda tem grande importância ecológica, pois servem de abrigo para anfíbios.
Até o próximo post! Pense Verde, Plante Vida!

Renata Lima é amante da natureza, do solo, da botânica e da agroecologia. Iniciou seus estudos em 2013 com a Engenharia Ambiental, mas decidiu sair em 2017.
Resolveu dar sequência em seus estudos, vivências e práticas com a Permacultura na qual teve seu primeiro contato em 2006.
Cursos e imersões de Bioarquitetura, Agrofloresta, Construções com Bambu, PANCs.
Participou de voluntariado pelo Hortas Cariocas.
Atualmente é fundadora da Lima Limão Design e estuda Design de Interiores e tem especialização em Paisagismo, Jardinagem e Design em Permacultura.



Comentários